%

weak

Resumo

Reaproveitamento garante alimentação mais saudável

0 Comentários

Já pensou em reaproveitar integralmente os alimentos da sua cozinha? Isso mesmo, integralmente as cascas, os talos, as folhas e a polpa. Esse assunto foi o tema da 1ª Oficina de 2017 do Projeto Gesto Concreto, “ O Reaproveitamento Integral de Alimentos”. O projeto é desenvolvido pelas Obras Sociais Redentoristas e coordenado pela Psicóloga Regina Maria.

A oficina aberta a comunidade e aos colaboradores das Obras Sociais Redentoristas contou com a participação do nutricionista esportivo Marco Túlio Rodrigues e da nutricionista funcional Michelle Reis. Dicas para uma alimentação saudável, como higienizar corretamente os alimentos, receitas com talos e folhas e a extração da biomassa da banana verde foram os assuntos tratados durante a oficina.

O momento foi de total aprendizado e conscientização dos participantes. Muitos afirmaram jogar fora as cascas, as folhas e as sementes de muitos alimentos sem saber da variedade de receitas que podem fazer. “Você pode aproveitar os talos e folhas para misturar em sopas, caldos, recheios de pizza e pastel, no feijão e no arroz de forno. Toste as sementes e deguste um aperitivo saudável. Os talos, folhas e cascas se transforma num delicioso suco detox”, explicou o nutricionista Marco Túlio.

Além de dicas de reaproveitamento integral dos alimentos, o nutricionista ainda explicou como consumir alimentos de boa qualidade. “Compre alimentos da época, que estão na safra, compre sem excesso frutas, verduras, folhas e dê preferência àquelas que tem talos, elas duram mais. Evite alimentos com conservantes, e ultra processados, que são aqueles que você não consegue fazer em casa. E jamais use a bucha de cozinha para higienizar os alimentos, ela contém mais bactérias que você imagina”.

Mão na massa

Depois de aprender a teoria, é hora de praticar. Algumas receitas foram feitas para demonstração e degustação dos participantes como o “Assado de casca de chuchu” (veja a receita abaixo). Com o auxílio da nutricionista Michelle Reis, extraiu-se a biomassa da banana verde, alimento rico em fibras e que pode ser utilizado em qualquer receita, a partir de então foram feitos o mingau de banana verde, o mousse de maracujá com biomassa e o brigadeiro de casca de banana.

A oficina proporcionou conhecimento teórico e prático, conscientizando as pessoas para o reaproveitamento integral de alimentos possibilitando assim uma alimentação saudável e rica em proteínas. Trabalhos assim são desenvolvidos o ano todo nas Obras Sociais.

Receita: Assado de chuchu
Ingredientes:
• 04 xícaras de chá de casca de chuchu bem lavadas, picadas e cozidas;
• 02 colheres de sopa de queijo ralado;
• 01 xícara de chá de pão amanhecido molhado na água ou no leite;
• 01 cebola pequena;
• 01 colher de sopa de óleo;
• 02 ovos inteiros batidos;
• Sal a gosto.
Modo de preparo: Bata as cascas de chuchu no liquidificador, coloque a massa em uma tigela e misture o restante dos ingredientes. Unte a forma com óleo ou margarina e despeje a massa. Leve para assar em temperatura alta. Quando estiver dourada está pronto o seu assado de chuchu. Pode servir frio ou quente.
Essa receita pode ser enriquecida juntando à massa, uma lata de sardinha desfiada. Podem ser utilizados também as cascas de outros alimentos como cenoura, abóbora, rabanete, beterraba, nabo e talos de agrião, couve. Brócolos entre outros, desde que estejam refogados ou cozidos.

Redação: Jeferson Carvalhaes | Obras Sociais Redentoristas

Deixe uma Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • PARABÉNS!

    0 69

    Pe. André - Roma

    View more
  • PARABÉNS!

    0 106

    Pe. Natalino Trindade/Paróquia

    View more
  • PARABÉNS!

    0 75

    Pe. Bariani Trindade/Paróquia

    View more
  • PARABÉNS!

    0 84

    Pe. Paulo Cézar Campinas/Goiânia

    View more

Dec 2017

Não há eventos para hoje!
dom seg ter qua qui sex sab
1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30

Video Em Destaque

  • Editor: P. Rafael Vieira, CSsR
  • Colaboradores: P. Maurício Brandolize, CSsR, Ir. Diego Joaquim, CSsR, Fr. Auro Marques, CSsR e o postulante Ênede Cordeiro.
  • Área Reservada: Padre Eduardo Rezende, CSsR.
  • MANTENHA CONTATO!

    ÚLTIMAS POSTAGENS

    TWEETS MAIS RECENTES

    Read all tweets

    © 2015 Redentoristas Provincia de Goiás | E-mail: portal@redentorista.com.br

    Desenvolvido por WEBCERRADO Soluções Digitais