A despedida de dom Antônio

0 Comentários

O arcebispo emérito de Goiânia, dom Antônio Ribeiro de Oliveira, faleceu na terça-feira, 28 de fevereiro, aos 90 anos de idade. Desde então, começaram as homenagens por sua longa trajetória de vida e missão: 67 anos de presbiterado e 55 anos de episcopado.

“É com tristeza que nos despedimos de dom Antônio”, expressou o Superior Provincial dos Redentoristas de Goiás, Pe. Robson de Oliveira, em sua página no Facebook. O arcebispo emérito presidiu a ordenação de vários redentoristas, entre eles o Pe. Robson. “Tenho a certeza de que ele está sendo bem acolhido nos braços do Pai Eterno. Eu agradeço ao Pai pelos 90 anos de vida desse grande pastor. Agradeço ainda mais por ter tido a oportunidade de conviver, trabalhar e aprender tanto com ele. Dom Antônio cumpriu sua missão de forma plena, dando exemplos de amor a Deus, humildade, integridade e serenidade”, declarou o provincial.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), divulgou nota de pesar, em que destaca o lema episcopal do arcebispo. “Retirado do evangelho de São João (17,21), além de sugerir a síntese de tudo o que ele quis para sua vida e missão, pode ser considerado também o seu legado: “Para que todos sejam um”. Na mensagem, assinada pelo secretário-geral, dom Leonardo Steiner, também se recorda a sua ação pastoral. “Dom Antônio deve ser reconhecido por ter sido um exemplo de humanidade, simplicidade e acolhimento”.

A assessoria de imprensa da Arquidiocese de Goiânia divulgou o seguinte relato feito pelo arcebispo metropolitano. dom Washington Cruz:

“Recebi a notícia com o coração apertado. Dom Antonio era uma relíquia, uma memória viva da Igreja em Goiás. Quantas vezes pedíamos para ele escrever a história da nossa Igreja, pois guardava tudo com uma lucidez incomparável. Estou confiante na Páscoa de Dom Antonio. O legado que ele deixa para a Igreja é o seu lema: “Ut unum sint”, três palavras latinas que significam “para que todos sejam um”, com a missão de unir todas as ovelhas do Senhor. E assim ele trabalhou esses longos anos, 50 anos de bispo, 60 anos de sacerdócio. Mesmo antes, ao entrar no seminário com 10 anos, ou seja, uma vida toda dedicada ao Senhor, ao Evangelho. Confiamo-lo à misericórdia de Deus e que sua alma descanse em paz. Esperamos a ressurreição e sabemos que ele já se encontra no coração de Deus. Dom Antonio morreu bem preparado. Nós agradecemos os grandes serviços por ele prestados à Igreja no Brasil, no Centro-Oeste, e, de modo especial, nesta Arquidiocese como arcebispo”.

Deixe uma Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • PARABÉNS!

    0 17

    Pároco da paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Lago Sul em Brasília/DF

    View more
  • PARABÉNS!

    0 25

    Colaborador em Vila Rica/MT

    View more
  • PARABÉNS!

    0 18

    Vigário colaborador em Trindade/GO

    View more
  • PARABÉNS!

    0 16

    Reitor do Santuário-Basílica do Divino Pai Eterno.

    View more
  • PARABÉNS!

    0 18

    Vigário paroquial em Confresa/MT

    View more
  • PARABÉNS!

    0 20

    Reitor e pároco em Nova Xavantina/MT

    View more
  • PARABÉNS!

    0 19

    Juniorista, reside no Seminário São José.

    View more

Aug 2017

Não há eventos para hoje!
dom seg ter qua qui sex sab
1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30

Video Em Destaque

  • Editor: P. Rafael Vieira, CSsR
  • Colaboradores: P. Maurício Brandolize, CSsR, Ir. Diego Joaquim, CSsR, Fr. Auro Marques, CSsR e o postulante Ênede Cordeiro.
  • Área Reservada: Padre Eduardo Rezende, CSsR.
  • MANTENHA CONTATO!

    ÚLTIMAS POSTAGENS

    PARABÉNS!
    02 Aug 20170 Comentários

    TWEETS MAIS RECENTES

    Read all tweets

    © 2015 Redentoristas Provincia de Goiás | E-mail: portal@redentorista.com.br

    Desenvolvido por WEBCERRADO Soluções Digitais