Ano do Laicato: mensagem do Superior Geral

0 Comentários

“Um tempo de graça do Redentor!”. Desta forma, o Superior Geral dos Missionários Redentoristas define o Ano do Laicato do Brasil, a ser celebrado entre 26 de novembro de 2017 a 25 de novembro de 2018. A seguir, publicamos a mensagem publicada especialmente para esta data:

 

Roma, 24 de novembro de 2017.

À União dos Redentoristas do Brasil (URB) sobre o Ano do Laicato 2017-2018

Queridos confrades, irmãs, missionários leigos e associados,

Saudações a todos desde Roma!

Ao ser informado que a Igreja no Brasil celebrará o ‘Ano do Laicato’, de 26 de novembro de 2017 a 25 de novembro de 2018, senti uma grande alegria. Essa proposta da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil é iniciativa louvável que deve ser assumida pelos redentoristas da URB com muito empenho, pois, além de expressar nossa comunhão com a Igreja no Brasil, a promoção do protagonismo dos cristãos leigos deve ser um dos objetivos de nossa missão evangelizadora.

O tema a ser refletido e rezado durante o Ano do Laicato “Cristãos leigos e leigas, sujeitos na ‘Igreja em saída’, a serviço do Reino”, deve ser aplicado em nossas frentes missionárias, especialmente paróquias e santuários, de modo muito dinâmico. Pois é necessário que a participação dos leigos em nossa missão supere a noção de colaboração e suplência até se configurar como expressão do protagonismo de verdadeiros discípulos missionários a serviço da vida. Sou ciente do papel muito importante que muitos leigos desempenham junto conosco nas diversas unidades da URB, integrados em nossa família missionária. Contudo, penso que ainda podemos avançar mais no sentido que todos os cristãos, a partir do Batismo, possam anunciar e viver o amor de Deus aos irmãos para construir juntos um mundo mais justo e fraterno.

É impossível não recordar a fonte de inspiração que se encontra no documento final da V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e do Caribe, para nós tão caro ao ser denominado ‘Documento de Aparecida’ (DAp). Ali, ao definir a vocação dos leigos, diz que “os fiéis leigos e leigas, discípulos e missionários, são luz do mundo” (DAp n. 209). Em perfeita consonância com a palavra de Jesus escolhida para ser o lema deste ano: “sal da terra e luz do mundo” (Mt 5,13-14). Pois sabemos que quem encontra no Redentor o gosto e a direção certa para a vida torna-se necessariamente um discípulo missionário.

Com o intuito de animá-los a viver com intensidade essa proposta da Igreja no Brasil, quis dirigir uma palavra de encorajamento a todos os membros da Família Redentorista. Oxalá cresça entre nós, confrades, irmãs e missionários leigos, a consciência de nossa vocação missionária, conscientes que “o discípulo missionário há de ser um homem ou uma mulher que torna visível o amor misericordioso do Pai, especialmente para com os pobres e pecadores” (DAp n. 147). Que a diligência pela conversão contínua (cf. Const. 54) motive a todos a cultivar a mística da paixão pelo Reino, que nos faz mais fiéis no seguimento de Jesus e mais disponíveis para continuar sua missão redentora no mundo. Pois existem realidades que o Evangelho só  pode chegar com os leigos, como “no âmbito da vida social, econômica, política e cultural” (DAp n. 212).

Um dos princípios do processo de reestruturação, vivenciado pela Congregação do Santíssimo Redentor para revitalizar sua vida apostólica, particularmente após o XXV Capítulo Geral, trata da  participação e da corresponsabilidade. Pois “o processo de reestruturação envolve todos os confrades redentoristas e os leigos associados, e de algum modo a todos com os quais exercemos nossa missão. Para isso, um processo de conscientização deverá acompanhar o processo de reestruturação” (Doc. Final do XXV Capítulo Geral da C.Ss.R., p. 24). Então, a celebração de um especial Ano do Laicato é para a Família Redentorista a ocasião oportuna para levar adiante seu processo de reestruturação tendo em vista o chamado a ser testemunhas do Redentor, solidários para a missão num mundo ferido.

Na esperança que o Ano do Laicato da Igreja no Brasil seja um tempo de graça do Redentor, rezo que a Mãe do Perpétuo Socorro, nossos santos e beatos intercedam por todos nesta ‘saída’ em busca de uma vida cristã mais autêntica e, por isso, mais fecunda. Que nossa missão redentorista testemunhe a “realidade transformadora do Reino de Deus que se faz presente em Jesus” (DAp n. 382).

Seu irmão no Redentor,

 

Michael Brehl, C.Ss.R.

Superior Geral da C.Ss.R.

Deixe uma Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • PARABÉNS!

    0 70

    Pe. André - Roma

    View more
  • PARABÉNS!

    0 106

    Pe. Natalino Trindade/Paróquia

    View more
  • PARABÉNS!

    0 75

    Pe. Bariani Trindade/Paróquia

    View more
  • PARABÉNS!

    0 84

    Pe. Paulo Cézar Campinas/Goiânia

    View more

Dec 2017

Não há eventos para hoje!
dom seg ter qua qui sex sab
1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30

Video Em Destaque

  • Editor: P. Rafael Vieira, CSsR
  • Colaboradores: P. Maurício Brandolize, CSsR, Ir. Diego Joaquim, CSsR, Fr. Auro Marques, CSsR e o postulante Ênede Cordeiro.
  • Área Reservada: Padre Eduardo Rezende, CSsR.
  • MANTENHA CONTATO!

    ÚLTIMAS POSTAGENS

    TWEETS MAIS RECENTES

    Read all tweets

    © 2015 Redentoristas Provincia de Goiás | E-mail: portal@redentorista.com.br

    Desenvolvido por WEBCERRADO Soluções Digitais