CARDEAL TOBIN e a luta contra a dependência do álcool

0 Comentários

“Levanta-te e anda: tua fé te salvou”. Estas são palavras do Evangelho do domingo 9 de outubro, dirigidas por Jesus ao samaritano leproso curado por suas mãos que volta para lhe agradecer. Episódio em que Joseph Tobin – nomeado cardeal pelo Papa Francisco nesse mesmo dia – se vê refletido, por ter lutado durante muito tempo contra a doença do alcoolismo.

Dom Tobin será criado cardeal em consistório que será presidido pelo Papa Francisco no encerramento do Ano da Misericórdia, em 20 de novembro, no Vaticano. A reportagem é de Cameron Doody e publicada originalmente por Religión Digital, 14-10-2016. A tradução é de André Langer, do Portal IHU-Unisinos, que reproduzimos a seguir:

O arcebispo de Indianápolis falou ao National Catholic Reporter sobre o que ele chama de “o Evangelho do alcoolismo ou do dependente recuperado”, o de Lucas 17, 11-19. Tobin – que se manteve sóbrio pelos últimos 29 anos – fez uma leitura pessoal e comovente do episódio em que Jesus Cristo cura, à distância, 10 enfermos, mas apenas um se aproxima dele para lhe agradecer. “Ele volta porque se dá conta da libertação de uma doença terrível, deformadora e alienante que o afasta daquilo que é e daqueles que ele ama”, disse Tobin. “Dá-se conta de quem é este: este é aquele que me libertou”.

Embora Tobin tenha falado várias vezes em público sobre a sua recuperação, confessa que os detalhes da sua luta continuam a emergir de forma espontânea. “Minha experiência pessoal não é a primeira coisa de que falo nas homilias ou discursos”, afirmou, “mas também não escondo, porque creio que seria falso”. “Desde já, estaria sendo mal agradecido… a quem creio que me redimiu”, acrescentou.

Além de ser arcebispo da Arquidiocese de Indianápolis, Tobin também é missionário redentorista, e foi o Superior Geral da Congregação entre 1997 e 2005. A congregação tem como lema uma citação do Salmo 130, que começa com a oração: “Das profundezas eu clamo a ti, Senhor”. O futuro cardeal explica que o lema redentorista em si – Copiosa apud Eum Redemptio – significa “Com ele há copiosa redenção”, palavras de especial significado para o viciado recuperado. “Eu costumava dizer aos meus irmãos que qualquer redentorista que está se recuperando sabe o que significa ‘abundância’”, disse.

E assim como o leproso que volta para encontrar Jesus Cristo “para dar glória a Deus”, Tobin quer, nesta nova etapa do seu ministério e da abundância de sua cura, fazer que também repouse a compaixão divina. Ele deseja, assim como o Papa Francisco, que a Igreja se converta em um “sacramento de misericórdia” para o mundo inteiro.

Para que isto aconteça, na sua opinião – para que a misericórdia se espalhe, “revelação essencial da verdadeira natureza de Deus” – todos temos que começar dando testemunho de como a misericórdia influiu em nós mesmos. Embora seja um “diálogo de vida infindável para nós, a Igreja”, como disse Tobin, é de se admirar a honestidade do prelado que impulsionou a tão necessária conversação.

Deixe uma Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • PARABÉNS!

    0 27

    Membro do Conselho Geral da Congregação do Santíssimo Redentor

    View more
  • PARABÉNS!

    0 27

    Vigário-paroquial em Vila Rica/MT

    View more
  • PARABÉNS!

    0 20

    Papa emérito!!!

    View more
  • PARABÉNS!

    0 27

    Reitor do Santuário-Basílica de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Goiânia/GO

    View more
  • PARABÉNS!

    0 26

    Superior Provincial dos Redentoristas de Goiás

    View more
  • PARABÉNS!

    0 23

    Coordenador da JUMIRE da Província de Goiás.

    View more

Apr 2017

Não há eventos para hoje!
dom seg ter qua qui sex sab
1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30

Video Em Destaque

  • Editor: P. Rafael Vieira, CSsR
  • Colaboradores: P. Maurício Brandolize, CSsR, Ir. Diego Joaquim, CSsR, Fr. Auro Marques, CSsR e o postulante Ênede Cordeiro.
  • Área Reservada: Padre Eduardo Rezende, CSsR.
  • MANTENHA CONTATO!

    ÚLTIMAS POSTAGENS

    Visita às origens da C.Ss.R.
    20 Apr 20170 Comentários
    Caminhos de Santo Afonso
    17 Apr 20170 Comentários

    TWEETS MAIS RECENTES

    Read all tweets

    © 2015 Redentoristas Provincia de Goiás | E-mail: portal@redentorista.com.br

    Desenvolvido por WEBCERRADO Soluções Digitais