O terço das segundas-feiras

 

Faz dezoito anos que um grupo de pessoas reza todas as segundas-feiras o terço diante do painel do Padre Pelágio, na Igreja Matriz de Campinas/Goiânia, por várias intenções. A iniciativa foi do Pe. Mauricio Brandolize, quando pároco dessa comunidade. Era por volta de 1997, antes da instalação oficial da Causa de sua beatificação.

Inicialmente a reza do terço era coordenada pela catequista Marizinha. Depois, devido aos cuidados de enfermeira para com Miguelina, sua irmã enferma, passou este encargo para o senhor Waldomiro.

O terço começa regularmente às 18 horas, com uma participação de sessenta a setenta pessoas. Quando começou, os despojos do Servo de Deus ainda estavam no caixão mortuário, debaixo do altar. Com sua transladação para Trindade, o número de participantes não diminuiu.

Além do terço, durante o qual se canta e se medita os mistérios do dia, reza-se uma novena, a que chamamos também de “perpétua”.  As intenções são as mais diversas, predominando três:

– Louvar a Ssma. Trindade pela vida do Pe. Pelágio;

– pedir ou agradecer graças alcançadas por intermédio dele;

– pedir a sua  beatificação.

O senhor Osvaldo toma conta do “livro das intenções” onde cada um pode anotar suas precisões. Duas cadernetas de cem páginas cada uma já foram preenchidas e depositadas no arquivo do Pe. Pelágio.

Depois o coordenador dá alguns avisos, os devotos apresentam testemunhos de curas e tudo se encerra com o canto da bênção.  Em seguida tem início a missa das 19 horas, que também é rezada em louvor do Servo de Deus.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.