Da imagem à iconografia: o Ícone do Amor

0 Comentários

Vivemos na era da imagem: fotografias, selfies, outdoors, TV, internet, etc. Em meio a esta avalanche de imagens, convivemos com uma poluição visual cada vez mais devastadora. Com isso costumamos lidar com as imagens de forma superficial, inclusive com imagens religiosas, que passam a ser veneradas, quando não adoradas, como uma espécie de amuleto de boa sorte, ou uma fonte de bênçãos milagrosas. Quando nos referimos às imagens religiosas, não podemos perder de vista que elas não representam o Deus invisível e incompreensível, nem possuem poderes sobrenaturais. As imagens que usamos nas nossas igrejas nos servem para transcrever “a mensagem evangélica que a Sagrada Escritura transmite pela palavra”. Por isso as imagens não tem finalidade própria, mas sempre devem estar associadas com a meditação da Palavra de Deus.

Quando chegamos a esta compreensão das imagens religiosa, elas ganham outro sentido o de ícone, isto é eikón, ou imagens sagradas/sacras. Nesta compreensão as imagens sacras devem nos levar a Cristo, o centro da nossa fé, é o que se verifica quando estamos diante da imagem dos santos e de nossa Senhora, não estamos adorando o santo, nem Maria, mas estamos venerando a ação de Cristo na vida deles. A beleza e as cores dos ícones deve nos estimular a oração, diz São João Damasceno.

É nesta perspectiva que devemos nos apresentar diante do ícone da Mãe do Perpétuo, conhecido também como a Virgem da Paixão. Este ícone, pintado no estilo bizantino da Igreja Oriental, não retrata apenas a Virgem Maria carregando o Filho Jesus, mas nos transmite uma importante mensagem espiritual, que nos leva a oração. Para percebermos está mensagem a primeira atitude é de sentar-se diante dela e contemplar cada detalhe e é claro um conhecimento mínimo da Palavra de Deus, pois o autor revela ser um grande conhecedor do Evangelho.

Um detalhe importante é a presença de Deus-menino, que está nos braços de Maria, concordando com o Evangelho de João 1, 14: “o Verbo se fez carne e habitou entre nós”. As aparições dos arcanjos com uma lança e a cruz mostram ao Menino os instrumentos de sua Paixão. Assustado corre aos braços da Mãe. Maria o acolhe com ternura e lhe transmite segurança, mas não olha ao Menino, mas a nós, como que também nos oferecendo o Perpétuo Socorro: sua mão nos aponta seu Filho. Adentrar o caminho iconográfico desta obra de arte e de oração é tornar-se “perpétuos socorros” para o mundo que tem fome e sede de Deus (Pe. Nelson Linhares).

Ir. Isael Rodrigues Pimentel, C.Ss.R.
Missionário Redentorista

Deixe uma Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • PARABÉNS!

    0 36

    Diretor do Seminário Pe. Pelágio e da Scala Editora

    View more
  • PARABÉNS!

    0 26

    Colaborador do Superior-Geral da Congregação, em Roma.

    View more
  • PARABÉNS!

    0 52

    Colaborador do Santuário-Basílica de Trindade

    View more
  • PARABÉNS!

    0 66

    Bispo-emérito de Rubiataba-Mozarlândia/GO

    View more
  • PARABÉNS!

    0 43

    Colaborador do Santuário-Basílica do Divino Pai Eterno

    View more
  • PARABÉNS!

    0 37

    Vigário episcopal e pároco de Trindade/GO

    View more
  • PARABÉNS!

    0 37

    Seminário São José, em Goiânia/GO

    View more
  • PARABÉNS!

    0 55

    Missionário no Suriname.

    View more

Mar 2017

Não há eventos para hoje!
dom seg ter qua qui sex sab
1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30

Video Em Destaque

  • Editor: P. Rafael Vieira, CSsR
  • Colaboradores: P. Maurício Brandolize, CSsR, Ir. Diego Joaquim, CSsR, Fr. Auro Marques, CSsR e o postulante Ênede Cordeiro.
  • Área Reservada: Padre Eduardo Rezende, CSsR.
  • MANTENHA CONTATO!

    ÚLTIMAS POSTAGENS

    Pe. Geraldo em missão na Amazônia
    18 Mar 20170 Comentários
    Equilíbrio físico e espiritual
    02 Mar 20170 Comentários

    TWEETS MAIS RECENTES

    Read all tweets

    © 2015 Redentoristas Provincia de Goiás | E-mail: portal@redentorista.com.br

    Desenvolvido por WEBCERRADO Soluções Digitais