IR. JOSÉ ALVES: forte missionário do povo

0 Comentários

Ele nasceu em 16 de outubro de 1930, filho de um casal simples que vivia no município de Serra Branca, no interior da Paraíba. Conta o Ir. José Alves de Almeida: “Éramos em quatorze irmãos. Fui o primeiro a sair de casa, com 22 anos de idade. Fui para São Paulo buscar uma vida melhor, onde trabalhei por oito anos. E tudo o que ganhava, mandava para meus pais, pois eram muito pobres”. Vivendo sozinho em São Paulo, resolveu trazer alguns irmãos para se juntarem a ele na luta pela vida na capital paulista.

Juntos, os irmãos compraram um terreno no bairro de Ermerino Matarazzo, onde construíram dois pequenos cômodos onde passaram a morar com outros familiares que vieram da Paraíba. E no meio dessa luta, a vida de oração sempre estava presente. “Nós rezávamos o terço nas vilas, pois eu era da Legião de Maria e da Liga Católica. Havia um grupo grande comigo, e o padre Lino era nosso diretor”, recorda o irmão.

Mas, um certo dia, o diretor observava o trabalho de José e fez um convite: ir a Aparecida, conhecer o Seminário São Geraldo, onde eram formados os irmãos redentoristas. “Disse ao padre Lino que não estava entendendo nada o que era ser irmão, mas aí ele explicou. E eu senti um chamado do Espírito Santo para ir lá em Aparecida. Então eu fui lá ver esse negócio de ‘ser irmão'”. José chegou a Aparecida em 1961, e logo foi para a cidade de Potim, onde ficava o seminário.

“Eu gostei muito de lá. E os padres pensaram que eu já tinha ido para ficar de vez. Mas eu pedi para ir até a Paraíba, onde estavam meus pais. Aí eu pedi contas de meu trabalho, entreguei a minha parte na casa para meus irmãos, e no dia 21 de janeiro de 1962 já estava no Potim em definitivo”. A acolhida foi feita pelo Pe. Humberto Pieroni, e dias depois o novo estudante assumiu a função de marceneiro, junto com o Ir. Luiz (Pe. Valentin). “Tentei antes o ofício de alfaiate, mas as mãos são grandes e fortes, não consegui”, relata.

Ir. José Alves fez seu noviciado em Pindamonhangaba. “Enquanto morei em Aparecida, aprendi a fazer colchões. Lá, montamos uma fábrica, e fiz mais de mil colchões”. Durante sua vida religiosa, nunca deixou de acompanhar as dificuldades de sua família, inclusive na enfermidade de seus pais, que nunca deixaram a Paraíba. E foi a doença de uma sobrinha que o fez chegar a Goiás. “Minha sobrinha Maria Aparecida era muito doente e tinha que se tratar. Era muito difícil cuidar dela em casa. Por sugestão do Pe. Magalhães, viemos para Trindade, para que ela fosse tratada na Vila São Cottolengo. Ela ficou morando na Vila, e eu morava em Sacramento/MG. Mas depois, pedi para morar em Goiás para ficar mais perto dela”.

Em Trindade, Ir. José assumiu uma responsabilidade de cuidar da chácara da paróquia. “Eu também buscava as doações que os fazendeiros da região fazem ao Pai Eterno. Hoje em dia não tem mais isso, mas eu sinto muita saudade dessas coisas, e era uma ocasião boa de estar perto da natureza e das coisas de Deus”, afirma o religioso.

Mas a vida missionária lhe concedeu alguns privilégios, que ele prefere chamar de graças divinas: “Quando morava em Aparecida, eu levava a imagem verdadeira de Nossa Senhora Aparecida da Basílica Velha para a Basílica Nova. Ela ia em minhas mãos. Também em Trindade, tive a chance de levar o medalhão original do Divino Pai Eterno nas escolas da cidade”. Ainda hoje, o Ir. José Alves deixa o convento de Trindade, e leva todos os anos a imagem do Divino Pai Eterno até a cidade de Sacramento/MG.

Deixe uma Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • PARABÉNS!

    0 31

    Pe. Michael Brehl Sup. Geral – Roma

    View more
  • PARABÉNS!

    0 23

    Pe. Eseverri Cons. Geral-Roma

    View more
  • PARABÉNS

    0 22

    Pe. Alexandre Confresa–MT

    View more
  • PARABÉNS!

    0 21

    Ir. Michael Roma

    View more
  • PARABÉNS!

    0 24

    Pe. Carlos Ferreira Nova Vila

    View more
  • PARABÉNS

    0 26

    Pe. Ângelo Trindade/Santuário

    View more
  • PARABÉNS

    0 30

    Pe. Maurício Campinas

    View more
  • PARABÉNS!

    0 127

    Pe. Elismar Campinas

    View more

Jan 2018

Não há eventos para hoje!
dom seg ter qua qui sex sab
1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30

Video Em Destaque

  • Editor: P. Rafael Vieira, CSsR
  • Colaboradores: P. Maurício Brandolize, CSsR, Ir. Diego Joaquim, CSsR, Fr. Auro Marques, CSsR e o postulante Ênede Cordeiro.
  • Área Reservada: Padre Eduardo Rezende, CSsR.
  • MANTENHA CONTATO!

    ÚLTIMAS POSTAGENS

    Novos formandos para 2018
    19 Jan 20180 Comentários
    Discernimento Vocacional
    16 Jan 20180 Comentários
    O caos carcerário no Brasil
    07 Jan 20180 Comentários

    TWEETS MAIS RECENTES

    Read all tweets

    © 2015 Redentoristas Provincia de Goiás | E-mail: portal@redentorista.com.br

    Desenvolvido por WEBCERRADO Marketing Digital