Missionário em Portugal

1 Comentários

Pe. Carlos José é membro da Província de Goiás, e atualmente colabora com a missão em Portugal, numa inovadora experiência da reestruturação da Congregação. Ele escreveu dando notícias de seu trabalho, que foi compartilhado na última circular do Governo Provincial, e que reproduzimos abaixo:

Na festa do Santíssimo Redentor completamos um ano do nosso trabalho missionário aqui na Cidade de Amadora em Portugal, onde trabalhamos à frente de três paróquias que tem uma história redentorista. Algumas destas Igrejas foram  edificadas por confrades portugueses há mais de 40 anos. Somos hoje uma comunidade com quatro confrades, um Polonês, outro Irlandês e dois brasileiros, morando em duas casas. Nos encontramos para rezar, fazer nossas refeições juntos e, uma vez no mês partilhamos nossos trabalhos e projetamos um trabalho comum entre as três paróquias num sonho de um corpo missionário.

Nosso primeiro desafio aqui foi primeiramente entender o que diziam os portugueses, entrar na cultura deles e isso às vezes nos custa dada a experiência de vir de um país continente e trazermos em nós a síndrome de gigantes. Um outro desafio é o modelo de Igreja totalmente diferente da experiência que
trazemos do Brasil, uma Igreja sem vida e envelhecida. A falta de confrades na Província Portuguesa fez com que alguns confrades ficassem numa só paróquia por mais de 30 anos, criando vícios e perdendo nosso dinamismo missionário.

O coração acostumado dos paroquianos destas comunidades, às quais assumimos, dificulta a novidade que chega. Neste ano foi possível iniciarmos a novena de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Em especial quero aqui partilhar com nossos confrades de Goiás o sucesso do texto da nossa novena aqui, uma linguagem simples com músicas que falam ao coração das pessoas acompanhada da pregação que leva a Copiosa Redenção aos mais pobres e envelhecidos. Também tive a oportunidade de começar aqui as novenas de natal segundo o nosso modelo feito todos os anos aí no Brasil, tudo muito devagar, porém
com o desejo de deixar o melhor de nós por aqui.

Meu sentimento por aqui é o de poder contribuir não só com a Província de Goiás, mas com um projeto maior de Congregação. O que nasce desta experiência é este olhar e este sentimento de ir além das fronteiras de nossa Província para ajudar, para servir a um projeto maior. Quem é goiano sabe muito bem o quanto é difícil deixar nosso Estado para ser estrangeiro, deixar nossa seguridade, nosso ninho e partir! Fico imaginando o desprendimento daqueles que fizeram e fazem o caminho inverso de nós: os primeiros missionários que aí chegaram num outro contexto, num outro momento histórico. Buscamos nestes a força e incentivo para continuarmos aqui.

Contamos com as orações de vocês e abertura de coração para estarem disponíveis a este trabalho nosso! Um abraço fraterno, pedindo a Santo Afonso a sabedoria do coração a todos nós para testemunharmos a alegria do Evangelho.

Pe. Carlos José, C.Ss.R.

Comentários

Veralucia Rodrigues Bento em 13 Sep 2017

O amor que impulsiona muitos corações a responderem com generosidade aos apelos do Evangelho Ide pelo mundo e Evangelizai, compreendo o quanto muitos Missionários se sentiram quando chegaram aqui no Brasil deixando sua terra natal para buscar respostas ao anúncio do Amor Redentor de Jesus Cristo, que Santo Afonso os inspire sempre na caminhada em terras distantes. Rezo para que cada dia mais essa grande obra salvífica do coração da nossa Mãe do Perpetuo Socorro abençoe cada um e, com muita fortaleza, fé, esperança sempre renovada na obra Redentora.

1 2 3 5

Deixe uma Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • PARABÉNS!

    0 45

    Noviço redentorista

    View more
  • PARABÉNS!

    0 9

    Prefeito de Igreja do Santuário-Basílica de Trindade (GO)

    View more
  • PARABÉNS!

    0 8

    Conselheiro Geral da CSsR - Roma-ITA

    View more
  • PARABÉNS!

    0 6
  • PARABÉNS!

    0 14

    Colaborador em Confresa/MT

    View more
  • PARABÉNS!

    0 15

    Reside no Seminário São José, em Goiânia (GO)

    View more
  • PARABÉNS!

    0 14

    Reside no Seminário São José, em Goiânia (GO)

    View more
  • PARABÉNS!

    0 11

    Diretor das Obras Sociais Redentoristas

    View more
  • PARABÉNS!

    0 8

    Pároco em Santa Bárbara de Goiás e colaborador em Trindade

    View more
  • PARABÉNS!

    0 16

    Colaborador nas Basílicas de Campinas e Trindade

    View more

Sep 2017

Não há eventos para hoje!
dom seg ter qua qui sex sab
1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30

Video Em Destaque

  • Editor: P. Rafael Vieira, CSsR
  • Colaboradores: P. Maurício Brandolize, CSsR, Ir. Diego Joaquim, CSsR, Fr. Auro Marques, CSsR e o postulante Ênede Cordeiro.
  • Área Reservada: Padre Eduardo Rezende, CSsR.
  • MANTENHA CONTATO!

    ÚLTIMAS POSTAGENS

    Nova coordenação do Compromisso Campinas
    18 Sep 20170 Comentários

    TWEETS MAIS RECENTES

    Read all tweets

    © 2015 Redentoristas Provincia de Goiás | E-mail: portal@redentorista.com.br

    Desenvolvido por WEBCERRADO Soluções Digitais