O mais novo padre de Goiás

0 Comentários

No último dia 30 de setembro, a Unidade Redentorista de Goiás ganhou mais um novo padre: Heverton Rodrigues de Oliveira. Ele foi ordenado presbítero na Paróquia Jesus Bom Pastor, no Jardim Guanabara, em Goiânia, em celebração presidida pelo cardeal Sérgio da Rocha, arcebispo de Brasília/DF.

Vamos conhecer melhor o novo padre? O texto abaixo foi publicado no jornal O Rapidinho, edição de Setembro/2017.

“Nasci em Goiânia, no dia quatorze de junho de mil novecentos e oitenta e sete, sendo o segundo filho do casal Fausto Sousa de Oliveira e Marilene Rodrigues de Oliveira. Na periferia da capital de Goiás, no Jardim Guanabara, morei, estudei e tive minhas primeiras experiências de fé nos grupos de base, na nascente Comunidade Imaculado Coração de Maria, a primeira comunidade da Paróquia Jesus Bom Pastor. De uma família católica e participante da vida da comunidade aprendi desde cedo as orações, nas rezas dos terços, novenas e celebrações.

Cresci nos grupos de base aprendendo a conjugar fé e ação social, fui catequista e nesta pastoral senti o despertar da vocação. No ano de 2004 fiz o primeiro encontro vocacional com os religiosos da Congregação de São Pedro Ad‘Víncula, começava a falar mais alto em meu coração o desejo de dar um passo a mais no seguimento a Jesus de Nazaré. Com a conclusão do Ensino Médio e o ingresso no curso de História da Universidade Federal de Goiás em 2006, o processo vocacional foi deixado de lado para dar lugar a outras experiências no mundo acadêmico, como: trabalhos, pesquisas e atividades sociais.

Quando ainda me preparava para o vestibular ganhei de uma amiga no cursinho um livro com a biografia do Venerável Padre Pelágio que no verso trazia uma propaganda vocacional dos missionários redentoristas. Em 2008, no penúltimo ano de faculdade, mais uma vez resolvi escutar e buscar respostas para a inquietação vocacional que persistia. Entrei em contato com os redentoristas, iniciei os encontros e numa Romaria da Terra, na cidade de Planaltina-GO, tomei a decisão que era hora de responder ao chamado do “Deus dos peregrinos, dos pequeninos, Jesus Cristo Redentor”. Quando Deus quer não há como fugir, eu havia decidido que entraria para o seminário somente
se fosse permitido concluir o curso de História, assim foi permitido pela congregação e no ano de 2009 ingressei no Seminário São José, na 

Com um processo um pouco diferenciado dos demais, fiz um ano de postulantado e concluída a faculdade, em 2010 fiz o noviciado, professando os primeiros votos no dia 20 de janeiro de 2011, passando a cursar Teologia. Durante o curso de Teologia pedi a permissão do superior provincial para lecionar e obtive a graça de ser professor de História, Sociologia e História da Arte na rede particular e também na rede pública em Goiânia, um período de aprendizado e de uma experiência que me fez encantar ainda mais pela educação.

No trabalho pastoral passei boa parte da minha formação na Paróquia Nossa Senhora da Guia, no Parque Buriti, passei por diversas comunidades, renovei a fé e o desejo vocacional no convívio, nas orações e no encontro com o Povo de Deus desta região tão especial para minha história. Estive um ano na Paróquia São Sebastião, na cidade de Campestre-GO, também ressalto a importância da experiência no Santuário do Perpétuo Socorro, Matriz de Campinas, onde tive a oportunidade de celebrar a novena perpétua, tendo contato com celebrações para um número maior de fiéis. Em 2014 estive por um breve tempo na Paróquia Nossa Senhora da Guia em Aparecida de Goiânia, acompanhando a Comunidade Nossa Senhora Aparecida.

No último ano do curso de Teologia, fui aprovado no mestrado em História da Universidade Federal de Goiás. Terminado o curso de Teologia em junho de 2014, em agosto mudei para Porto Alegre-RS para cursar uma disciplina no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Após um semestre residindo no Seminário Santo Afonso em Porto Alegre-RS, retornei para Goiânia. Durante o ano de 2015 fiquei afastado da comunidade religiosa, por um ano, a fim de concluir o mestrado. Terminada as disciplinas e já adiantado na escrita da dissertação retornei no ano de 2016, sendo enviado para a Paróquia Santo Afonso na cidade de São Sebastião-DF, onde retomei as atividades pastorais e no dia 12 de maio de 2017 fui ordenado diácono.”

Pe. Heverton Rodrigues de Oliveira, CSsR

 

Deixe uma Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • PARABÉNS!

    0 69

    Pe. André - Roma

    View more
  • PARABÉNS!

    0 106

    Pe. Natalino Trindade/Paróquia

    View more
  • PARABÉNS!

    0 75

    Pe. Bariani Trindade/Paróquia

    View more
  • PARABÉNS!

    0 84

    Pe. Paulo Cézar Campinas/Goiânia

    View more

Dec 2017

Não há eventos para hoje!
dom seg ter qua qui sex sab
1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30

Video Em Destaque

  • Editor: P. Rafael Vieira, CSsR
  • Colaboradores: P. Maurício Brandolize, CSsR, Ir. Diego Joaquim, CSsR, Fr. Auro Marques, CSsR e o postulante Ênede Cordeiro.
  • Área Reservada: Padre Eduardo Rezende, CSsR.
  • MANTENHA CONTATO!

    ÚLTIMAS POSTAGENS

    TWEETS MAIS RECENTES

    Read all tweets

    © 2015 Redentoristas Provincia de Goiás | E-mail: portal@redentorista.com.br

    Desenvolvido por WEBCERRADO Soluções Digitais