Pe. João Otávio: conheça o pároco e reitor de Campinas

0 Comentários

Aos 66 anos, padre João Otávio Martins vive atualmente o desafio da pastoral urbana. É pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, a conhecida “Matriz de Campinas”, em Goiânia (GO), com suas sete capelas filiais. Mas o pároco é também reitor, já que a mesma igreja matriz é também Santuário Arquidiocesano de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, com 16 horários de novenas-perpétuas às terças-feiras. A igreja recebeu recentemente o título de Basílica Menor. Mas tem mais: padre João Otávio é ainda vigário episcopal da Arquidiocese, e acompanha uma região que possui diversas paróquias, além de ser membro do conselho provincial.

A origem de toda sua trajetória vocacional, no entanto, começou bem longe dos centros urbanos, em Lago Formosa (MG). Seus pais tiveram 13 filhos e chegaram a Goiás no início da década de 1960 para viver na cidade de Morro Agudo. Foi lá que João Otávio amadureceu seu chamado vocacional. “Conheci os Redentoristas, através do testemunho do padre Antônio Campos, um missionário de dinamismo pastoral muito grande”, conta o religioso.

Ingressou no Seminário São José, na Vila Aurora, em 1974, e neste tempo colaborou na pastoral da Matriz de Campinas. “Vinha de bicicleta aos domingos para ajudar na equipe da missa das 10 da manhã, celebrada pelo padre Jesus Flores”, recorda. Ele estudou no antigo Colégio Paulo VI, anexo da igreja, e também no Colégio Estadual Castelo Branco. Após este período, seguiu para Tietê (SP), onde estudou o ensino médio. De volta a Goiânia, cursou a filosofia, na primeira turma do Instituto de Filosofia e Teologia de Goiás. Fez o noviciado na antiga Fazenda Arrozal, região de Trindade, e após os votos, residiu no antigo Convento dos Redentoristas, hoje Centro Cultural Gustav Ritter.

Enquanto cursava a teologia, trabalhou como escriturário em uma agência bancária em Campinas, e também como vendedor de livros.
Foi ordenado presbítero em 1987, em Morro Agudo, por dom José Carlos de Oliveira, e iniciou então uma caminhada de intensas atividades pastorais. De 1988 a 1990, colaborou na missão redentorista em Parauabebas (PA). Em seguida, por seis anos, residiu na Paróquia Nossa Senhora da Guia, no Parque dos Buritis, entre Goiânia e Trindade. De 1997 a 1999, foi pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em São Sebastião (DF).

Voltou para a Arquidiocese de Goiânia entre 2000 e 2001, e neste período foi formador do propedêutico, na Nova Vila, e pároco da Paróquia Nossa Senhora da Abadia, em Itauçu. De 2002 a 2003, foi o pároco da Paróquia Santo Afonso, em São Sebastião (DF), e em seguida, na zona rural de Brasília, foi pároco da Paróquia São Paulo, de 2004 e 2006.

Entre 2007 e 2008, foi colaborador da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Lago Sul (DF). Em 2009 foi transferido para Goiânia, e colaborou na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, da Nova Vila. Porém, a pedido de dom Washington Cruz, assumiu a Paróquia Nossa Senhora da Guia, da Vila Brasília, em Aparecida de Goiânia, onde atuou entre 2010 e 2013. Durante o ano de 2014, foi pároco da Paróquia São Sebastião, em Nova Xavantina (MT).

Paralelamente a estas atividades pastorais, padre João Otávio realizou estudos acadêmicos. Cursou Ciências Sociais na UFG, e fez pós-graduação em Filosofia na Universidade Católica de Brasília. Concluiu o mestrado em Ciências da Religião pela PUC/Goiás, no trabalho que resultou no livro “Pesquisa sobre os carreiros”. Foi professor universitário por 5 anos na UCB, e por 8 anos na Fajesu, em Brasília.

Com informações do Arquivo do Santuário-Basílica de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Deixe uma Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • PARABÉNS!

    0 45

    Noviço redentorista

    View more
  • PARABÉNS!

    0 9

    Prefeito de Igreja do Santuário-Basílica de Trindade (GO)

    View more
  • PARABÉNS!

    0 8

    Conselheiro Geral da CSsR - Roma-ITA

    View more
  • PARABÉNS!

    0 6
  • PARABÉNS!

    0 14

    Colaborador em Confresa/MT

    View more
  • PARABÉNS!

    0 15

    Reside no Seminário São José, em Goiânia (GO)

    View more
  • PARABÉNS!

    0 14

    Reside no Seminário São José, em Goiânia (GO)

    View more
  • PARABÉNS!

    0 11

    Diretor das Obras Sociais Redentoristas

    View more
  • PARABÉNS!

    0 8

    Pároco em Santa Bárbara de Goiás e colaborador em Trindade

    View more
  • PARABÉNS!

    0 16

    Colaborador nas Basílicas de Campinas e Trindade

    View more

Sep 2017

Não há eventos para hoje!
dom seg ter qua qui sex sab
1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30

Video Em Destaque

  • Editor: P. Rafael Vieira, CSsR
  • Colaboradores: P. Maurício Brandolize, CSsR, Ir. Diego Joaquim, CSsR, Fr. Auro Marques, CSsR e o postulante Ênede Cordeiro.
  • Área Reservada: Padre Eduardo Rezende, CSsR.
  • MANTENHA CONTATO!

    ÚLTIMAS POSTAGENS

    Nova coordenação do Compromisso Campinas
    18 Sep 20170 Comentários

    TWEETS MAIS RECENTES

    Read all tweets

    © 2015 Redentoristas Provincia de Goiás | E-mail: portal@redentorista.com.br

    Desenvolvido por WEBCERRADO Soluções Digitais