PE. MAURÍCIO recorda 14 anos do jornal Nosso Guia

0 Comentários

Os Redentoristas de todo o Brasil já conhecem bem o Rapidinho, publicado desde 1985.  E há 14 anos já se acostumaram a receber também o jornal Nosso Guia. As duas publicações da Província de Goiás compartilham um pouco da vida e missão dos Redentoristas, tanto para confrades como para o Povo de Deus que frequenta nossas comunidades.

Pe. Maurício Brandolize é o responsável por reunir recursos, informações e colaboradores. Edita, acompanha a diagramação, e orienta a distribuição dos 4 mil exemplares mensais. Nesta entrevista, ele fala da rotina de produção do Nosso Guia, e de seus sonhos para o futuro desta publicação.

– Como surgiu a ideia de começar a publicação do Nosso Guia?

Há quase quinze anos eu deixava a Matriz de Campinas e partia para o trabalho pastoral nos bairros que ficam à margem direita da Rodovia dos Romeiros, com seus 50 mil habitantes. Além das celebrações e de reuniões, como levar os valores do Evangelho a tantas famílias? Tendo já uma experiência com o jornal Matriz, e com o incentivo financeiro de um grupo coeso e generoso, que carinhosamente foi chamado de “Gente Amiga” (liderado pela Maria Bárbara – Dona Bita) tivemos a coragem de começar o Nosso Guia, em maio de 2003. Daí aconteceram 168 edições, sem falhar um mês sequer.

– Qual a rotina de produção de cada edição do jornal?

Durante o mês procuro selecionar textos das homilias do Papa Francisco e fico aguardando noticias dos confrades sobre o trabalho pastoral que cada equipe realiza em suas comunidades. Com tais textos e com os artigos de colaboradores fixos apresento todo o material (inclusive as fotos) na Scala Editora. Com o profissionalismo da Marcia Lezita que faz a diagramação e com a revisão ortográfica precisa da Divina Queiroz, são impressos, na própria Scala, 4 mil exemplares distribuídos mensalmente em todas as nossas paróquias.

– Como é a participação dos colaboradores (tanto os que escrevem, como os que patrocinam)?

Quanto aos patrocinadores: ainda temos benfeitores (inclusive alguns desde a primeira edição) que nos ajudam generosamente e a quem agradecemos de coração. Mas, com a doença e morte da Dona Bita que fazia a coleta entre os benfeitores, o jornal procurou e encontrou o apoio da Província Redentorista.

Quanto aos escritores: Sempre tivemos colaboradores fixos, entre eles dois jornalistas profissionais que dão credibilidade ao jornal. Falo dos redentoristas Pe. Rafael Vieira e Ir. Diego Joaquim. Outro redentorista que é da Província de São Paulo, Pe. Luiz Carlos, também assina uma coluna há muitos anos refletindo sobre o Evangelho de cada domingo.

– Que pautas já abordadas pelo jornal o senhor considera que mais chamaram a atenção dos leitores?

Uma pergunta um pouco difícil de ser respondida, pois os testemunhos não vão muito além de adjetivos como “está muito lindo o jornal”, “com bela aparência”, “de fácil leitura”, “dá gosto de ler”… Sobre matéria específica é comum se ouvir: “Eu não deixo de ler a página do Pe. Rafael”… A coluna “Tá na Rede” (Ir. Diego Joaquim) é de credibilidade e muito apreciada. Procuramos trazer em todas as edições uma página sobre o testemunho de nosso Papa Francisco. Ele dá visibilidade àquilo que ele mesmo chama de “Igreja em saída”.

– Qual o seu sonho para o Nosso Guia, após 14 anos de publicação ininterrupta?

As redes sociais são fortes instrumentais para se comunicar nos dias de hoje. Mas é certo que a imprensa ainda tem o seu lugar. Um jornal de conteúdo bom no sofá de uma casa pode fazer muito bem para um membro da família (católico ou não), que frequenta ou não a Igreja,… Nosso Guia pretende ser um pequeno instrumental na evangelização, ser um pouco de “Igreja em saída” conforme deseja o Papa Francisco.

Outra coisa: Há três anos, deixando de ser propriedade da Paróquia Nossa Senhora da Guia (Trindade II), o jornal Nosso Guia passou a servir todas as nossas frentes de trabalho registrando a Ação Pastoral dos Redentoristas de Goiás, Mato Grosso, Tocantins e Distrito Federal. Somos “Testemunhas do Redentor e solidários na Missão em um mundo ferido”. O jornal tem o sonho de continuar apresentando o belo e intenso trabalho solidário com a juventude de nossas paróquias sob a liderança do Pe. Fábio Pascoal. De continuar mostrando a extraordinária atividade dos Centros Sociais realizada num mundo ferido, sob o entusiasmo e dedicação do Pe. Reinaldo Martins. E quer focalizar cada vez mais a ação missionária evangelizadora na comunicação, nas paróquias e em todas as frentes de trabalho.  Para isso, Nosso Guia acolhe com gosto toda matéria enviada de nossas frentes de pastoral (de preferência matéria pequena e com foto de qualidade). Endereço para envio: jornalnossoguia@gmail.com ou mbrandolize@gmail.com

Deixe uma Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • PARABÉNS!

    0 18

    Pároco da Paróquia Santíssimo Redentor, em Goiânia/GO

    View more
  • PARABÉNS!!!

    0 10

    Colaborador na região Trindade 2

    View more
  • PARABÉNS!!!

    0 12

    Juniorista, no Seminário São José, em Goiânia/GO

    View more
  • PARABÉNS!!!

    0 19

    Colaborador no Santuário-Basílica de Trindade

    View more
  • PARABÉNS!!!

    0 18

    Juniorista, do Seminário São José

    View more
  • PARABÉNS!!!

    0 25

    Pároco e formador, na Nova Vila, em Goiânia/GO

    View more
  • PARABÉNS!!!

    0 12

    Seminário São José, em Goiânia/GO

    View more
  • PARABÉNS!!

    0 13

    Mestre no noviciado interprovincial de Goiás.

    View more
  • PARABÉNS!!!

    0 16

    Comunidade do Seminário São José, em Goiânia.

    View more

Jun 2017

Não há eventos para hoje!
dom seg ter qua qui sex sab
1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30

Video Em Destaque

  • Editor: P. Rafael Vieira, CSsR
  • Colaboradores: P. Maurício Brandolize, CSsR, Ir. Diego Joaquim, CSsR, Fr. Auro Marques, CSsR e o postulante Ênede Cordeiro.
  • Área Reservada: Padre Eduardo Rezende, CSsR.
  • MANTENHA CONTATO!

    ÚLTIMAS POSTAGENS

    O futuro das publicações redentoristas
    20 Jun 20170 Comentários

    TWEETS MAIS RECENTES

    Read all tweets

    © 2015 Redentoristas Provincia de Goiás | E-mail: portal@redentorista.com.br

    Desenvolvido por WEBCERRADO Soluções Digitais