São Clemente

São Clemente é o patrono da Província Redentorista de Goiás
São Clemente é o patrono da Província Redentorista de Goiás

Clemente Maria Hofbauer nasceu em Tasswitz, na Moravia, em 26 de dezembro de 1751. Seu pai era um açougueiro e morreu em 1757. A família estava em tais circunstâncias que Clemente frequentou muito pouco a escola nos anos juvenis. Empregou-se como servente no mosteiro dos Premonstratenses, onde desempenhou o ofício de padeiro e achou tempo também para fazer os estudos para padre. Durante algum tempo viveu como eremita, primeiro na Áustria e, depois, com a permissão do bispo de Tivoli, próximo à capela de Quintilio, na Itália.

Tempos depois, de volta para Viena, e graças à generosidade de três senhoras piedosas e ricas, pôde estudar na universidade. Em 1784, insatisfeito com o clima josefinista da universidade de Viena, viajou novamente para Roma junto com um estudante e amigo: Thaddeus Hübl. Junto com os redentoristas, recentemente estabelecidos em São Julião, no Monte Esquilino, eles foram recebidos como candidatos. Depois de um noviciado breve, fizeram a profissão religiosa no dia 19 de março de 1785 e, dez dias depois, em 29 de março de 1785, foram ordenados padres na catedral de Alatri (Itália).

Depois, com o Padre Hübl, voltou à Viena, onde quiseram estabelecer a Congregação Redentorista, o que não foi possível. Foram então para Varsóvia, onde, em 1787, se encarregou da igreja alemã de San Bennón. Começou uma intensa atividade pastoral e lá atraiu numerosos candidatos desejosos de se unirem a ele e ao Pe. Hübl. A igreja de San Bennón se tornou sede de uma missão contínua com um programa diário de pregações, instruções, confissões e devoções. Fundou, também, um orfanato para os meninos e meninas. Esta atividade ele a continuou até 1808, quando Napoleão Bonaparte fechou a igreja e dispersou a comunidade.

Clemente voltou para Viena com um companheiro, onde atuou como capelão do convento e da igreja das Ursulinas. Recebeu o título e a responsabilidade de Vigário-Geral Redentorista fora da Itália, principalmente para o sul da Alemanha e Suíça. Quando foram mudadas as circunstâncias, estas comunidades, sob a direção do Venerável Padre Passerat, tornaram-se, depois da morte de São Clemente, a base da renovação da vida redentorista na Europa do Norte.

São Clemente morreu em Viena, no dia 15 de março de 1820. Foi beatificado por Leão XIII, no dia 29 de janeiro de 1888 e foi canonizado no dia 20 de maio de 1909. Em 1914, São Pio X proclamou-o patrono de Viena. É venerado como o principal propagador da Congregação Redentorista. É o padroeiro da Província Redentorista de Goiás.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.