Ser Redentorista segundo São Clemente Hofbauer

0 Comentários

Padeiro – ermitão – estudante – ermitão – padeiro. Assim se resume a juventude de Clemente Hofbauer, nascido em 1751. Para muitos que procuram uma vida estável, a vida desse jovem não passa de múltiplas frustações, revelando já um adulto sem grandes realizações. Não para Clemente: sua juventude revela o futuro de um missionário que sabe fazer dos fracassos momentos importantes de se reinventar e começar sempre de forma renovada.
Em 1784 seria o ano que Clemente poderia sossegar, pois finalmente fizera o noviciado, os votos e se ordenado padre na Congregação Redentorista. Só que não! Primeiro, porque Clemente faz votos numa congregação missionária. Segundo, uma congregação que ainda não havia saído de seu berço e que agora acolhia os primeiros membros estrangeiros (Clemente estava acompanhado de seu amigo Tadeu Hübl).
Clemente Hofbauer e Tadeu Hübl aceitam a missão de levar a congregação por todo o mundo, todos nutridos por um amor especial ao carisma Redentorista. É movido por este entusiasmo missionário que em 1785 Clemente e Tadeu partem para a Áustria a fim de conseguir uma fundação. Nada feito na Áustria, partem para a Rússia Branca, também sem sucesso. Em 1786 chegam a Varsóvia, agora com um confrade a mais, o irmão Kunzmann. Nesta cidade lhes é entregue a igreja de São Beno. Junto à igreja surge uma escola e mais tarde um orfanato para crianças e jovens abandonados.
Clemente poderia ter se contentado com a missão de Varsóvia. No entanto mais uma vez é impelido pelo Espírito a partir em busca de novas fundações. Entre 1790 e 1803, Clemente viaja por quase toda a Europa. Entre sucessos e “fracassos”, chega o ano de 1808, o mais duro para os redentoristas expansionistas. A fundação de Varsóvia é fechada e os missionários expulsos da Polônia. Dispersos, estes redentoristas só se reuniram em 1818. Em 1820 os missionários redentoristas são aceitos na Áustria e aí começa um novo são Beno, só que sem a presença física de Clemente, que havia voltado para Deus no dia 15 de março, alguns dias antes da aprovação oficial da Congregação na Áustria.
São Clemente Maria Hofbauer, o Apóstolo de Viena, é considerado o segundo fundador da Congregação Redentorista, não apenas por ter tirado a congregação do berço, mas principalmente porque o santo ensina a “anunciar o Evangelho de modo sempre novo”. Desde que chegaram a Varsóvia, Clemente, Tadeu e Kunzmann se depararam com pobres, não os mesmos pobres que levou Afonso a fundar a congregação, mas nem por isso hesitaram em abrir escola e orfanato e até mesmo frequentar os grandes círculos intelectuais. Em regiões de crise causada por guerras e pela novidade de pensamento, era necessário mostrar que Deus age misteriosamente na história.
São Clemente inspira a renovação dos métodos de evangelização de toda a Congregação Redentorista. Em vez de uniformidade, o espírito que deve unir é o carisma evangelizador. Este espírito de renovação de Clemente se reflete na Regra de Varsóvia, que dizia respeito ao estilo de vida concreto de Congregação. Em são Clemente encontramos o carisma redentorista apaixonado e encarnado, a ponto de fazer irromper das novidades e dos desafios infinitas possibilidades da criatividade missionária. Somos chamados a sermos também, no nosso tempo, “novos fundadores” movidos pelo espírito do Redentor e para isso só “é preciso começar de novo a pregar o Evangelho”.

Ir. Isael Rodrigues, C.Ss.R.
Missionário Redentorista

Deixe uma Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • PARABÉNS!

    0 36

    Diretor do Seminário Pe. Pelágio e da Scala Editora

    View more
  • PARABÉNS!

    0 26

    Colaborador do Superior-Geral da Congregação, em Roma.

    View more
  • PARABÉNS!

    0 52

    Colaborador do Santuário-Basílica de Trindade

    View more
  • PARABÉNS!

    0 66

    Bispo-emérito de Rubiataba-Mozarlândia/GO

    View more
  • PARABÉNS!

    0 43

    Colaborador do Santuário-Basílica do Divino Pai Eterno

    View more
  • PARABÉNS!

    0 37

    Vigário episcopal e pároco de Trindade/GO

    View more
  • PARABÉNS!

    0 37

    Seminário São José, em Goiânia/GO

    View more
  • PARABÉNS!

    0 55

    Missionário no Suriname.

    View more

Mar 2017

Não há eventos para hoje!
dom seg ter qua qui sex sab
1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30

Video Em Destaque

  • Editor: P. Rafael Vieira, CSsR
  • Colaboradores: P. Maurício Brandolize, CSsR, Ir. Diego Joaquim, CSsR, Fr. Auro Marques, CSsR e o postulante Ênede Cordeiro.
  • Área Reservada: Padre Eduardo Rezende, CSsR.
  • MANTENHA CONTATO!

    ÚLTIMAS POSTAGENS

    Pe. Geraldo em missão na Amazônia
    18 Mar 20170 Comentários
    Equilíbrio físico e espiritual
    02 Mar 20170 Comentários

    TWEETS MAIS RECENTES

    Read all tweets

    © 2015 Redentoristas Provincia de Goiás | E-mail: portal@redentorista.com.br

    Desenvolvido por WEBCERRADO Soluções Digitais