Acompanhamento Vocacional Redentorista: perguntas e respostas

Querido jovem, você que deseja ser Missionário Redentorista, entre em contato conosco pelo nosso Facebook. Algumas indicações para os jovens que desejam ser acompanhados por nós:

1- Ser da região de Goiás, Mato Grosso, Tocantins ou Distrito Federal. Os que são de outras regiões, procurem os Redentoristas de sua localidade, até mesmo para facilitar sua locomoção.

2- Quais são os critérios para ingressar no seminário? É preciso que o jovem participe dos 5 encontros vocacionais no decorrer do ano, para assim a equipe vocacional acompanhar.

3- Qual a idade para ser aceito no seminário? Nossa Constituição Redentorista pede que o jovem tenha no mínimo 15 anos, cursando o Ensino Médio e idade máxima de 30 anos, concluído o Ensino Médio ou cursando algum curso superior. Mas lembramos que cada caso é um caso!

4- Quando começa os encontros? Os encontros vocacionais de nossa Província iniciam no mês de Março e termina, geralmente, no mês de novembro.

5- Quais são as etapas de formação para o jovem que deseja ser um religioso Redentorista, sendo irmão ou padre? O jovem que entrar no Seminário Padre Pelágio, em Trindade (GO), vai cursar o Ensino Médio; concluído esta etapa, irá para o seminário São Clemente, em Goiânia (GO), onde fará o curso superior de Filosofia; no último ano do curso é aberto o pré-noviciado. Concluído o curso de filosofia e o Pré-noviciado, o candidato aprovado pelo conselho de formação, seguirá para a etapa do noviciado, onde conhecerá mais sobre a Espiritualidade Redentorista e suas fontes). Concluída essa etapa, o jovem aprovado pelo Mestre de noviços, professará seus primeiros votos de castidade, pobreza e obediência na Congregação do Santíssimo Redentor. O jovem neo-professo, Frater ou irmão, segue para casa de formação Seminário São José para concluir seus estudos de Teologia. No decorrer do curso, o jovem renova anualmente seus votos religioso por três anos, passado esses três anos de renovação perpetua na Congregação. Aí então, os que são candidatos ao sacerdócio se preparam para receber o diaconato e o presbiterado. Após estas etapas, o jovem Padre ou Irmão, é enviado a uma comunidade apostólica para desempenhar seu apostolado.

6- Qual a área de atuação da Província de Goiás? Mato Grosso, Tocantins, Goiás e Distrito Federal, tendo presença dos nossos confrades também no Estado do Amazonas, e no exterior: Suriname, Portugal e Itália. Atuamos em diversas frentes de missão, santuários, comunidades ribeirinhas, Paróquias, nos meios de comunicação através de rádios, televisão e obras sociais.

Jovem, você que quer se informar mais, envie para nós cartas, e-mails, mensagens no nosso Facebook. Estaremos prontos para informar a vocês todas as dúvidas que tiverem.

Fr. Jorge Ferreira, C.Ss.R,

em nome da Equipe Vocacional da Província de Goiás.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.